Análise sobre o impacto da escolha da velocidade dos veículos em um problema de roteamento de veículos de uma fábrica de móveis

Autores

  • Felipe Goulart Moraes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Deisemara Ferreira Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Reinaldo Morabito Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0348

Palavras-chave:

Roteamento de Veículos, Modelos de Otimização Linear Inteira Mista, Indústria de Móveis, Pollution Routing Problem

Resumo

Em problemas gerais de roteamento de veículos, sobretudo em problemas integrados de planejamento da produção e distribuição, a velocidade dos veículos não é considerada no momento da tomada de decisões. No entanto, para casos onde as rotas são longas e envolvem janelas de tempo, a decisão da velocidade a ser adotada para percorrer os arcos da rota pode ser crucial para obtenção de soluções factíveis. Além disso, a velocidade dos veículos também impacta nas emissões de gases do efeito estufa. Sendo assim, no presente trabalho estamos analisando o impacto da consideração da decisão da velocidade dos veículos nas rotas de um problema integrado de planejamento da produção e roteamento de veículos com custos de emissão de CO2. Para tanto, é utilizado um modelo de otimização inteira mista que representa um problema real de uma fábrica de móveis de aço. Os experimentos computacionais mostram como essa ferramenta é eficiente na definição e avaliação das decisões de logística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

T. Bektaş e G. Laporte. “The Pollution-Routing Problem”. Em: Transportation Research Part B: Methodological 45.8 (2011), pp. 1232–1250. doi: 10.1016/j.trb.2011.02.004.

F. M. Goulart. “Estudo do impacto da consideração de custos de emissão de CO2 nas decisões de planejamento e roteamento de veículos de uma fábrica de móveis”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, 2023.

P. L. Miranda, R. Morabito e D. Ferreira. “Mixed integer formulations for a coupled lot-scheduling and vehicle routing problem in furniture settings”. Em: Infor 57.4 (2019), pp. 563–596. issn: 19160615. doi: 10.1080/03155986.2019.1575686.

R. Qiu, J. Xu, R. Ke, Z. Zeng e Y. Wang. “Carbon pricing initiatives-based bi-level pollution routing problem”. Em: European Journal of Operational Research 286.1 (2020), pp. 203–217. issn: 03772217. doi: 10.1016/j.ejor.2020.03.012.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos