Análise sobre o impacto da escolha da velocidade dos veículos em um problema de roteamento de veículos de uma fábrica de móveis
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0348Palavras-chave:
Roteamento de Veículos, Modelos de Otimização Linear Inteira Mista, Indústria de Móveis, Pollution Routing ProblemResumo
Em problemas gerais de roteamento de veículos, sobretudo em problemas integrados de planejamento da produção e distribuição, a velocidade dos veículos não é considerada no momento da tomada de decisões. No entanto, para casos onde as rotas são longas e envolvem janelas de tempo, a decisão da velocidade a ser adotada para percorrer os arcos da rota pode ser crucial para obtenção de soluções factíveis. Além disso, a velocidade dos veículos também impacta nas emissões de gases do efeito estufa. Sendo assim, no presente trabalho estamos analisando o impacto da consideração da decisão da velocidade dos veículos nas rotas de um problema integrado de planejamento da produção e roteamento de veículos com custos de emissão de CO2. Para tanto, é utilizado um modelo de otimização inteira mista que representa um problema real de uma fábrica de móveis de aço. Os experimentos computacionais mostram como essa ferramenta é eficiente na definição e avaliação das decisões de logística.
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Referências
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