Otimização diferencial aplicada ao projeto de motor de foguete amador

Autores

  • Pedro H. D. Mançano Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Hildo Guillardi Jr. Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Otimização diferencial, Motor de foguete, Foguetemodelismo, Impulso específico

Resumo

Competições de foguetemodelismo representam um desafio multidisciplinar, em que equipes buscam projetar foguetes que atinjam as maiores alturas, obedecendo a restrições de peso e tamanho, sendo a eficiência do “motor de foguete” crucial. Este “motor de foguete” é um aparato que converte energia química armazenada em propelentes (comumente KNSB - nitrato de potássio, sorbitol) para energia cinética, impulsionando o foguete. Tipicamente, é composto por um invólucro cilíndrico que armazena o propelente (combustível), uma câmara de combustão/queima e um bocal de exaustão que direciona os gases quentes, gerando empuxo. A otimização das dimensões do motor busca um equilíbrio entre diversos fatores que afetam a eficiência e o desempenho do motor durante a queima do propelente, medidos pelo impulso específico (Isp). A otimização das dimensões do motor visa encontrar um conjunto de parâmetros geométricos, sendo eles: 1) O diâmetro interno grão (Dg); 2) O comprimento do grão (Lg); 3) O diâmetro da garganta do bocal (Dt).

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Referências

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos