Inteligência artificial e classificação de alguns modelos computacionais em autômatos celulares
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Autômatos Celulares, Dinâmica Simbólica, Modelos ComputacionaisResumo
A área de Inteligência Artificial (IA), por sua aplicabilidade em diferentes partes da ciência e da vida humana, está sendo uma área atual e em destaque. O entendimento de seus conceitos e o bom uso de suas técnicas dependem de um estudo adequado da parte Matemática, uma vez que o nascimento desta área se articula, profundamente, com desenvolvimentos dessa disciplina no século XX. Autômatos Celulares (AC) são modelos formais simples para sistemas dinâmicos complexos. Eles são utilizados em diversas áreas científicas como ciência da computação, física, matemática, biologia, química, economia, entre outras, com diferentes finalidades. Ter uma grande variedade de comportamentos dinâmicos é uma das principais características que determinaram o sucesso do AC em suas aplicações. O primeiro estudo de autômatos celulares como sistemas dinâmicos foi feito por Hedlund. Neste projeto, pretendemos estudar fundamentos matemáticos de Inteligência Artificial (IA) e Autômatos Celulares Elementares (ACE) como exemplos em dinâmica simbólica. Além disso, faremos a programação do ACEs incluindo 2 regras globais das diferentes classes de Wolfram, escritas em Python, e verificaremos a possibilidade de treinar/utilizar alguns modelos de IA a fim de apoiar em classificação de ACE compostos obtidos.
Downloads
Referências
R. S. Batista e E. Silva. “Notas sobre os fundamentos matemáticos da Inteligência artificial”. Em: Revista de Ciência, Tecnologia e Inovação (2019).
D. Lind e B. Marcus. An Introduction To Symbolic Dynamics and Coding. Cambridge University Press, 1995.
S. Wolfram. A New Kind of Science, Wolfram Media, 2002. Online. Acessado em: 09/04/2023. https://www.wolframscience.com/nks/.
J. Kari. “Theory of cellular automata: A survey”. Em: Theoretical Computer Science 334 (2005), pp. 3–33. doi: 10.1016/j.tcs.2004.11.021.