Uma proposta para a abordagem de modelagem matemática no ensino médio por meio do método simplex

Autores

  • Edson G. S. Duca Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Claudia O. Lozada Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Ensino Médio, Método Simplex, Programação Linear, PHPSimplex

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados iniciais de uma pesquisa qualitativa de Iniciação Científica que está sendo desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas. O objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta de abordagem da Modelagem Matemática no Ensino Médio por meio do Método Simplex no sentido de problematizar situações oriundas da realidade para que os estudantes compreendam a aplicação da Matemática no cotidiano. Os resultados preliminares demonstraram as potencialidades do ciclo de modelagem proposto por Bassanezi na abordagem dos problemas de programação linear e a possibilidade do uso do PHPSimplex para a solução gráfica dos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

R. C. Bassanezi. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002. ISBN: 9788572442077.

M. S. Biembengut e N. Hein. Modelagem matemática no ensino. 4a. ed. São Paulo: Contexto, 2000. ISBN: 8572441360, 9788572441360.

Brasil. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

J. N. B. Melo. “Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no ensino médio”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

J. M. Zachi. “Problemas de programação linear: Uma proposta de resolução geométrica para o ensino médio com o uso do GeoGebra”. Dissertação de mestrado. Unesp, Araraquara, 2016.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos