Desmitificando os números complexos

proposta de guia prático para professores da educação básica

Autores

  • Alexandre N. A. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Fábio S. de S. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Jaqueline M. da S. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Palavras-chave:

Números complexos, Educação Básica, Guia prático, Ensino de Matemática

Resumo

Este trabalho aborda o ensino de números complexos na Educação Básica, investigando como promover sua compreensão em relação à Matemática ensinada em sala de aula. Para isso, foi enviado um questionário através do Google Forms para os professores de Matemática que já trabalharam em alguma instituição de ensino vinculada à Superintendência Regional de Ensino de Guanhães. A coleta de dados ocorreu no mês de novembro de 2021 e recebemos as respostas de vinte e nove professores que lecionam nos três anos do Ensino Médio. A principal motivação deste trabalho considera o fato de que os números complexos não são cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio e, por vezes, são negligenciados no currículo do Ensino Básico. Isso pode resultar em um ensino superficial desses conceitos. No entanto, o estudo dos números complexos auxilia na compreensão das propriedades dos números reais, cujo estudo é abordado pela BNCC. Desta forma, o objetivo é desenvolver material didático para professores e estudantes, cobrindo a descoberta, estruturação e exploração dos números complexos, com foco na comunicação clara entre alunos e professores promovendo a formação de um indivíduo pensante, autônomo e questionador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A. N. Amorim. “Números complexos: uma proposta para a abordagem exploratória do números imaginários”. Em: PROFMAT. UFVJM (2022).

A. L. C. Barros. “Números complexos no Ensino Médio”. Tese (Doutorado). Rio de Janeiro, RJ: Puc-Rio, 2014. URL: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/24029/24029.PDF.

BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Rel. técn. Ministério da Educação, 2018.

L. R. Dante. “Livro de matemática: uso ou abuso?” Em: Em aberto (1996), pp. 83–100.

P. J. Nahin. An imaginary tale: the story of the square root. Princeton University Press, 1998.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos