Exemplos de códigos corretores de erros a partir de planos projetivos finitos
Palavras-chave:
Códigos corretores de erros, Planos projetivos finitos, Plano de Fano, Plano jogo da velhaResumo
Neste trabalho, queremos estudar os códigos corretores de erros obtidos dos planos projetivos finitos de menor ordem: os planos de Fano e jogo da velha, como feito nas Seções 3 e 4 do Capítulo 6 de [3]. O plano de Fano é formado por 7 pontos e 7 retas, sendo cada reta com 3 pontos e cada ponto em 3 retas. Sua representação mais conhecida é a da figura 1a. Nessa representação, a linha circular é uma reta, que parece intersectar outras retas 2 vezes, mas as interseções sem pontos marcados na verdade não são interseções. Isso ocorre pois estamos desenhando o plano de Fano no plano Euclidiano. O plano jogo da velha (figura 1b) é formado por 13 pontos e 13 retas, sendo que cada reta contém 4 pontos e cada ponto pertence a 4 retas. Uma aplicação simples e útil da noção de planos projetivos finitos é construir exemplos de códigos corretores de erros, como veremos nesse trabalho.
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Referências
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