Uma estrutura interativa para o ensino do modelo de contração muscular de Hill

Autores

  • Lucas Cordeiro Teixeira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Wellington Carlos de Jesus Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Marina Ribeiro Barros Dias Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Suzana Angélica Silva Lustosa Hospital Santa Cecília (HSC)

Palavras-chave:

Simulação computacional, Fisiologia muscular, Modelo de Hill, Ensino interativo, Gamificação

Resumo

MUSCLES é uma estrutura interativa escrita na linguagem de programação Python e JavaScript para projetar modelos de contração muscular e constantes dinâmicas dos músculos por meio de uma interface gráfica de usuário e simular a resposta mecânica a várias entradas. Uma ferramenta on-line de simulação computacional para o estudo da fisiologia muscular básica para apoiar cursos de fisiologia, controle motor, biomecânica e modelagem matemática. A estrutura MUSCLES é interativa e fácil de usar, possui baixa demanda de recursos de hardware e internet. O código-fonte está disponível como software de código aberto sob a licença MIT no GitHub (https://muscles-org.github.io/). Adotando uma abordagem de aprendizagem por descoberta, os estudantes são convidados a usarem uma simulação computacional simples para reproduzirem os experimentos que Hill descreveu em seu artigo e depois ajustem o modelo de Hill aos dados simulados. As atividades incluem elementos de design adaptados de jogos de computador para aumentar a motivação dos alunos durante o processo de trabalho, conceito denominado "gamificação", possibilitando aos alunos seguir seu processo de pensamento para descobrir princípios-chave da fisiologia muscular e obter insights sobre como desenvolver modelos quantitativos de processos fisiológicos. Na elaboração do material foi considerada a experiência de Holmes ao ensinar o método de Hill em um curso de pós-graduação em engenharia biomédica, juntamente com sugestões para adaptações para outros públicos. Espera-se que MUSCLES possa ser útil para estudantes de diferentes níveis, complementando o ensino formal na área da fisiologia, pela experimentação e melhora da intuição além de exemplo de construção de modelo. Como trabalhos futuros incluir outros modelos de contração muscular, em especial modelos mais mecanicistas para contraste com o de Hill, mais fenomenológico.

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Referências

Archibald Vivian Hill. “The heat of shortening and the dynamic constants of muscle”. Em: Proceedings of the Royal Society of London. Series B - Biological Sciences 126.843 (1938), pp. 136–195. doi: 10.1098/rspb.1938.0050.

Jeffrey W. Holmes. “Teaching from classic papers: Hill’s model of muscle contraction”. Em: Advances in Physiology Education 30.2 (2006). PMID: 16709736, pp. 67–72. doi: 10.1152/advan.00072.2005.

Sang-Hoon Yeo, Jasper Verheul, Walter Herzog e Shinjiro Sueda. “Numerical instability of Hill-type muscle models”. Em: Journal of The Royal Society Interface 20.199 (2023), p. 20220430. doi: 10.1098/rsif.2022.0430.

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos