Apoio ao ensino de matemática básica da rede pública de ensino via projetos de monitoria
análise de perfil
Palavras-chave:
Monitoria, Matemática Básica, Educação Pública, PROFMAT, Ensino de MatemáticaResumo
Os dados mais recentes do PISA, conduzido pela OCDE, foram publicados recentemente para avaliar o desempenho acadêmico de estudantes do ensino médio em matemática, leitura e ciências em vários países. Entre 2018 e 2022, o Brasil manteve uma performance estável no PISA, permanecendo na parte inferior da tabela em comparação com os países da OCDE, com pontuações significativamente mais baixas. Especificamente, a matemática é a área mais preocupante, com 73% dos alunos brasileiros de 15 anos enfrentando dificuldades, em contraste com a média de 31% nos países da OCDE. Este cenário indica desafios persistentes na educação brasileira. Desde 2015, projetos de monitoria em matemática têm sido implementados na rede pública de ensino, em parceria com a Secretaria da Cultura de Cornélio Procópio. Essas parcerias incluem apoio na divulgação e disponibilização de espaços para as atividades de monitoria. Em especial, a matemática na educação básica é um tema central no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), com estudos recentes analisando os efeitos desses projetos.
Downloads
Referências
E. C. C. J. Assis. “A monitoria como trabalho colaborativo: uma experiência no contexto de uma escola pública no pós-pandemia”. Dissertação de mestrado. PROFMAT - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2023.
D. Câmara. “Monitoria na escola do campo: alunos ajudando alunos na aprendizagem da matemática”. Dissertação de mestrado. PROFMAT - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017.
M. V. O. Rezende. “Contribuições da monitoria no ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio”. Dissertação de mestrado. PROFMAT - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2023.