Mulheres nas ciências

a distribuição da pós-graduação stricto sensu da UNESP na perspectiva de gênero

Autores

  • Rafaella S. Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Marilaine Colnago Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Giovana A. Benvenuto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Lívia K. S. C. Lima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Palavras-chave:

Gênero, Pós-graduação, STEM, UNESP, Mulheres

Resumo

Apesar do discurso amplamente difundido sobre a crescente presença feminina em cargos de destaque na sociedade, mulheres ainda enfrentam preconceitos e barreiras em diversas áreas do conhecimento. Nas universidades, essa cultura masculinizada persiste, refletindo-se na sub-representação das mulheres nos cursos de graduação, pós-graduação e na docência no ensino superior. Dessa maneira, a distribuição de matriculados e titulados em cursos de pós-graduação é um tema de grande relevância para compreendermos as dinâmicas de gênero e sua influência no ambiente acadêmico. Especificamente, ao analisarmos cursos tradicionalmente associados ao domínio masculino, como os da área de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), observamos discrepâncias significativas na representatividade de gênero. Essa disparidade suscita questões complexas sobre os motivos subjacentes a essa distribuição desigual, que podem variar desde desafios estruturais no sistema educacional até fatores culturais e sociais mais amplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D. C. Bernd, M. Anzilago e I. M. Beuren. “Presença do gênero feminino entre os discentes dos Programas de Pós-Graduação de Ciências Contábeis no Brasil”. Em: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) 11.4 (2017).

Jornal da UNESP. Por que as mulheres são maioria na pós-graduação, mas ocupam menos da metade dos cargos de docência nas universidades? Online. Acessado em: 27/03/2024, https://jornal.unesp.br/2023/03/03/por-que-as-mulheres-sao-maioria-na-pos-graduacao-mas-ocupam-menos-da-metade-dos-cargos-de-docencia-nas-universidades.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos