Modelagem Matemática do Câncer por Meio de Equações Diferenciais Ordinárias
Resumo
A modelagem matemática tem sido uma ferramenta essencial para compreender a dinâmica do crescimento tumoral e sua interação com o organismo. Neste trabalho, estudamos o modelo proposto por Panetta [2], baseado em equações diferenciais ordinárias (EDOs) que descrevem a evolução de tumores, em um ambiente competitivo, levando em conta o efeito de tratamentos quimioterápicos. A incorporação da dinâmica de resistência ao tratamento no modelo é de extrema importância, pois permite uma análise detalhada da reincidência do tumor, contribuindo para o desenvolvimento de terapias mais eficazes e estratégias de tratamento personalizadas. O modelo considera a interação entre células tumorais sensíveis (y) e a população de células tumorais resistentes (z), as quais interagem com as células normais (x), no espaço R3. O modelo é descrito por um sistema de equações diferenciais ordinárias que analisa as taxas de crescimento, capacidades de suporte e parâmetros de competitividade entre as populações. [...]
Downloads
Referências
W. E. Boyce e R. C. DiPrima. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 11ª. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020. isbn: 978-85-2163694-6.
J. C. Panetta. “A mathematical model of periodically pulsed chemotherapy: tumor recurrence and metastasis in a competitive environment”. Em: Bull Math Biol. 58 (1996), pp. 425–447. doi: 10.1007/BF02460591.