Análise do tempo de alinhamento em sistemas de navegação Inercial solidários

Felipe Oliveira e Silva, Waldemar de Castro Leite Filho

Resumo


Neste artigo é apresentada uma metodologia de auto-alinhamento usualmente empregada em sistemas de navegação inercial solidários (SINS) e sua correspondente análise de erros. É demonstrado que, com exceção do alinhamento em azimute, esta metodologia é influenciada basicamente pelas incertezas atreladas às leituras dos acelerômetros. Uma análise estatística utilizando o desvio padrão de Allan é realizada e permite se estimar analiticamente o tempo necessário para se obter uma determinada classe de precisão no alinhamento em azimute. Este resultado é comparado com resultados experimentais obtidos a partir de um SINS de alta precisão, demonstrando que as incertezas provenientes do giroscópio apontado para leste constituem o fator preponderante na determinação do tempo de alinhamento em azimute, que por sua vez, determina o tempo e a precisão final do alinhamento em um SINS.


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DOI: https://doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0060

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