Avaliação dos desvios na trajetória originados pelo acoplamento entre o controle de atitude e de órbita em manobras orbitais com propulsão contínua
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0189Resumo
Existem basicamente dois tipos de manobras orbitais: as que proporcionam a correção de órbita e as de transferência de órbita. Essas manobras exigem um sistema de controle que deverá ser constituído, dentre outras coisas, por subsistemas que atuem na órbita e atitude. O controle de atitude e órbita são subsistemas que podem interagir. Todavia, considerando um caso ideal, pode-se afirmar que não existe um acoplamento matemático entre atitude e órbita. Porém, na prática, o acoplamento ocorre quando o controle de órbita depende do apontamento de um propulsor fixo no veículo, que por sua vez depende da atitude. Assim, o controle de atitude deve seguir uma direção de referência fornecida pelo subsistema de controle de órbita. Mas os erros no controle de atitude, ou até mesmo o tempo de resposta do sistema, afetarão o controle de órbita. Portanto, o estudo da interação entre os sistemas de controle de atitude e de órbita faz-se necessário.Downloads
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Publicado
2015-08-25
Edição
Seção
Matemática Aplicada à Engenharia