Engenharia assistida por computador (CAD-CAE): implementação na grade curricular de curso de engenharia no Brasil

Autores

  • Ivando S. Diniz
  • Wesley A. Souza
  • Luiz C. S. Góes

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0080

Resumo

Este trabalho apresenta recursos para motivar as universidades a incluírem ferramentas computacionais, sobretudo no ensino de modelagem (projeto) de sistemas dinâmicos assistido por computador (CAD-CAE) nos cursos de graduação. As engenharias do Brasil dispõem de vários recursos matemáticos para representação de sistemas dinâmicos através de equações diferenciais, mas estes recursos matemáticos são aplicados a problemas meramente didáticos. À medida que o problema fica mais complexo, a solução se torna impossível, salvo em caso do ensino de pós-graduação (mestrado ou doutorado), todavia, o tempo de modelagem na tese torna-se inviável para a indústria. As ferramentas de engenharia assistidas por computador têm solucionado problemas em projetos de grande complexidade com excelentes resultados. Vista a grande importância desta área, as universidades do Brasil ainda oferecem poucos recursos de ensino em projeto assistidos por computador, entre os motivos tem-se a falta de recursos financeiros e também por não estar contido na grade curricular. Desta forma, neste trabalho, procuramos mostrar alguns resultados de modelos assistidos por computador e apresentar a grande importância da preparação do futuro engenheiro nesta área para que as indústrias tenham mão de obra qualificada, com o intuito de aumentar a velocidade na obtenção das soluções. Os projetos das indústrias nacionais, em sua maioria, são importados da matriz e o Brasil precisa dar ênfase a esta metodologia de ensino, buscando assim maior crescimento tecnológico.

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Publicado

2013-10-17

Edição

Seção

Artigos