Uma investigação das concepções de professores acerca da noção de equação num grupo de formação continuada

Autores

  • Etienne Lautenschlager
  • Alessandro Jacques Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0500

Resumo

No presente trabalho apresentamos e discutimos as zonas de um perfil conceitual de equação presentes nas concepções de um grupo de professores de matemática participante de um curso de formação continuada. Para esta discussão, desenvolvemos um curso de formação continuada que priorizou o estudo, a análise e a discussão dos diferentes significados do conceito de equação, fundamentada na tese de doutoramento de um dos autores intitulada: "Equação e seus Multisignificados no Ensino de Matemática: contribuições de um estudo epistemológico". O conjunto desses significados recebeu o nome de Multisignificados de Equação.  Partindo do pressuposto de que o conceito de equação é polissêmico, foram elaboradas algumas zonas preliminares de um perfil conceitual de equação: pragmática, geométrica, estrutural, processual e aplicacional. Dentre as conclusões podemos perceber que a maior parte dos registros analisado, a priori, parece privilegiar as zonas pragmática, e aplicacional. Assim, apontamos algumas reflexões sobre a contribuição que uma abordagem baseada em perfis conceituais de equação, em ambientes de formação continuada de professores, poderá trazer ao ensino e a aprendizagem de matemática, mais especificamente ao ensino da álgebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Ensino