O uso de objetos de aprendizagem em conceitos algébricos

Autores

  • Elizandra K. Odorico
  • Michele Maciel Sacramento
  • Andréa Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0501

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Álgebra, Ensino de Matemática.

Resumo

O conteúdo de álgebra inicia-se nas séries finais do ensino fundamental, estendendo-se durante todo ensino médio. Contudo, tanto os estudantes do ensino médio quanto os de ensino superior vêm a álgebra como um conteúdo abstrato, sem relação com seu cotidiano, fato que gera uma deficiência em seu aprendizado. [1] sugere que a álgebra seja explorada por meio de jogos e representações matemáticas, de modo que permitam a dar significados a linguagem e as ideias da álgebra. Entretanto, os discentes possuem uma grande dificuldade neste conteúdo, especificamente na compreensão de incógnitas e na resolução das equações. Segundo [3] algumas dificuldades encontradas pelos alunos estão ligadas ao uso das letras para representar as incógnitas. Para tentar minimizar tais dificuldades, é necessário buscar metodologias diferenciadas e ferramentas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. Dentre elas, destacam-se o uso de objetos de aprendizagem (OA), como recurso didático. [2] constataram que os alunos conseguem descrever atividades com OA e entendem sua relação simbólica, ou seja, que uma letra pode representar qualquer número, compreendendo também a relação entre as letras e o número, comparando e conferindo resultados.  Deste modo, o objetivo deste trabalho é apresentar os procedimentos metodológicos adotados na aplicação de um OA denominado “Balança de Tomate” (RIVED-Rede Internacional Virtual de Educação. “Resolvendo equações através da balança”. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/Antonio_miguel_e_Adilson_ Sella/index.html.) e os resultados da intervenção pedagógica. A atividade foi aplicada em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental de uma da instituição parceira do Programa Institucional de Bolsa à Iniciação a Docência (PIBID). A intervenção pedagógica foi desenvolvida no laboratório de ensino da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Observe na figura 1, durante duas aulas de cinquenta minutos, onde foi utilizada uma lousa interativa, para o desenvolvimento da atividade [...]

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Ensino