Sistema Educativo para o Ensino dos Algoritmos de Transporte

Autores

  • Priscyla Cristhina dos Santos
  • Alessandra Martins Coelho

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0507

Palavras-chave:

Programação em Redes, Software Educativo, Algoritmo de Transporte Agradecimento, Os autores agradecem à FAPEMIG e ao IF SUDESTE MG pelo apoio.

Resumo

Impulsionados pelo avanço da tecnologia, os métodos utilizados para o ensino vêm sofrendo modificações tanto na transferência do conhecimento para o aluno, quanto na absorção desse conhecimento por ele. A grande questão que envolve esse processo de ensino-aprendizagem é fazer com que a informação seja adquirida de forma perceptível, independente do método proposto [5]. É descrito em [2] que a Pesquisa Operacional (PO) consiste em utilizar métodos científicos, como modelos matemáticos, estatísticos e algoritmos computacionais para a tomada de decisões. Muitas vezes esses métodos são difíceis de ser compreendidos pelos alunos, necessitando que o professor aprimore mais seu método de ensino [4]. Em aulas de PO é natural o apoio ao uso de softwares como LINDO, CPLEX e GPPSS ARENA para a resolução dos problemas. No entanto, eles não possuem a característica de agregar conhecimento ao aluno, devido ao fato de não apresentarem nenhuma informação de como chegar à solução [5], ou seja, é possível solucionar problemas sem o conhecimento das técnicas de PO, o que é desinteressante para o processo de ensino-aprendizagem. Programas com foco didático que apresentam suas iterações de maneira autoexplicativa podem contribuir tanto para o professor durante o ensino, quanto para alunos durante o aprendizado [4]. Esforços nesse sentido também podem ser vistos em [1], que descreve um trabalho desenvolvido na disciplina de PO, resultando em softwares tutoriais para solucionar Problemas de Programação Linear via Simplex. Do mesmo modo, a ideia deste trabalho surgiu após a implementação desenvolvida na disciplina de PO, cujo objetivo foi solucionar Problemas de Programação em Redes (PPR), via Algoritmos de Transporte. A representação de um PPR é feita utilizando os conceitos de grafos bipartidos. Devido à facilidade de visualização e compreensão de suas características, o modelo de Redes vem sendo empregado em áreas de negócio, como transporte e finanças [2]. Na Tabela 1 estão apresentados os problemas fundamentais que envolvem a PPR e os principais algoritmos para a sua solução [...]

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Ensino