A Copa do Mundo no Geogebra: em campo os Quadriláteros

Autores

  • Cássia de Souza Santos
  • Rodrigo Nunes de Souza
  • José Carlos de Souza Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0515

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Geometria dinâmica, Objeto de Aprendizagem.

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais [1] destacam a utilização dos recursos computacionais, por trazerem significativas contribuições que permitem aos alunos a construção de uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática, e desenvolvendo atitudes positivas diante de seu estudo. Por outro lado, o uso destes recursos em sala de aula depende da escolha dos aplicativos, em função dos objetivos que se pretende atingir e da aprendizagem que orienta o processo.  Nascimento [2] afirma que “a utilização do software Geogebra como recurso didático no ensino da geometria, constitui um caminho que o professor pode seguir na perspectiva de chegar a uma maior satisfação em relação à aprendizagem”.  Como este ano é de Copa do Mundo, a motivação foi englobar a Matemática a este evento mundial utilizando o Geogebra como recurso didático. O objetivo da atividade foi trabalhar no aluno o conceito dos quadriláteros de forma que os mesmos pudessem compará-los, compreendendo suas diferenças e reconhecendo suas propriedades. A atividade explora o campo de futebol e a formação tática de quatro seleções que participarão do mundial, cada formação tática esboça um quadrilátero envolvendo quatro jogadores, que previamente estava feito de acordo com as suas propriedades, conforme ilustrado na figura 1. [...]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Ensino