A Copa do Mundo no Geogebra: em campo os Quadriláteros

Cássia de Souza Santos, Rodrigo Nunes de Souza, José Carlos de Souza Júnior

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais [1] destacam a utilização dos recursos computacionais, por trazerem significativas contribuições que permitem aos alunos a construção de uma visão mais completa da verdadeira natureza da atividade matemática, e desenvolvendo atitudes positivas diante de seu estudo. Por outro lado, o uso destes recursos em sala de aula depende da escolha dos aplicativos, em função dos objetivos que se pretende atingir e da aprendizagem que orienta o processo.  Nascimento [2] afirma que “a utilização do software Geogebra como recurso didático no ensino da geometria, constitui um caminho que o professor pode seguir na perspectiva de chegar a uma maior satisfação em relação à aprendizagem”.  Como este ano é de Copa do Mundo, a motivação foi englobar a Matemática a este evento mundial utilizando o Geogebra como recurso didático. O objetivo da atividade foi trabalhar no aluno o conceito dos quadriláteros de forma que os mesmos pudessem compará-los, compreendendo suas diferenças e reconhecendo suas propriedades. A atividade explora o campo de futebol e a formação tática de quatro seleções que participarão do mundial, cada formação tática esboça um quadrilátero envolvendo quatro jogadores, que previamente estava feito de acordo com as suas propriedades, conforme ilustrado na figura 1. [...]

Palavras-chave


Ensino de Matemática, Geometria dinâmica, Objeto de Aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0515

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato