Compressão de textos

Autores

  • Fabrıcio Aranda Negri
  • Marco Antônio Piteri
  • Aylton Pagamisse

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0361

Palavras-chave:

Teoria da Informação, Codificação de dados, Compressão de dados

Resumo

O problema da compressão de dados nos remete ao ano de 1838, quando Samuel Morse inventou um código para representar letras, números e sinais de pontuação para o sistema de telégrafos. Esta codificação pode ser considerada como uma das primeiras tentativas de utilizar código no intuito de representar um conjunto de caracteres em um formato menor. Entretanto, apenas em 1948 foi que Claude Elwood Shannon estabeleceu um estudo matemático sobre a comunicação e suas propriedades [3], considerado o marco inicial para o desenvolvimento da Teoria da Informação, em particular da compressão de dados. Esta última tem como propósito reduzir o espaço ocupado por dados em dispositivos de armazenamento, com o consequente ganho de desempenho (através da redução do tempo) em transmissões. A compressão de dados existe desde os primórdios da Ciência da Computação, onde recursos de memória eram escassos e extremamente caros, assim, qualquer possibilidade de minimizar o espaço ocupado em disco era bem-vinda. Uma alternativa imediata era simplesmente tentar codificar o conteúdo do arquivo a ser armazenado. Se o resultado dessa codificação fosse menor que o arquivo original, haveria uma economia de memória. Obviamente a tabela de códigos deveria ser armazenada para permitir o inverso da codificação do arquivo, referenciado na literatura por decodificação. Essencialmente, maiores taxas de transmissão de dados entre dois pontos quaisquer podem ser obtidas de duas maneiras: aumentando-se fisicamente a largura de banda (canal) por onde os dados são transferidos ou por meio de alguma manipulação nos próprios dados, reduzindo-se de algum modo à quantidade deles e consequentemente, o tempo despendido. Técnicas de compressão de dados são usadas ainda no armazenamento de dados (texto, som, imagem) em DVDs (Digital Vídeo Disks) e também estão presentes na tecnologia de televisão digital, onde grandes quantidades de dados (vídeo sobre demanda) estão envolvidos. Neste tipo de aplicação, a velocidade de descompressão deve ser feita em tempo real, exigindo algoritmos de decodificação extremamente eficientes. Em suma, a compressão de dados é, no contexto da Ciência da Computação, a ciência (e arte) de representar a informação em uma forma compacta e tem sido uma das tecnologias que permitiu a revolução digital multimídia ao longo do tempo [2]. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de software que implementa quatro técnicas clássicas de compressão de textos (Run-length, Huffman [1], LZSS [4] e LZW). Experimentos comparativos entre os métodos abordados e alguns dos softwares de compressão mais conhecidos no mercado (Winzip, WinRAR e 7-Zip) foram realizados para aferir a qualidade do sistema proposto. Os materiais utilizados neste trabalho foram a ferramenta de programação Builder C (para o desenvolvimento do software) e um notebook de uso pessoal. A realização dos experimentos pressupõe o uso de arquivos de texto em diferentes alfabetos, incluindo aqueles com genomas disponíveis no site do European Bioinformatics Institute (http://www.ebi.ac.uk). Arquivos da base de dados Canterbury corpus (http://corpus.canterbury.ac.nz) e do projeto Gutenberg (http://www.gutenberg.org) também foram utilizados. A partir das Figuras 1 e 2, é possível depreender que alguns dos métodos de compressão implementados neste trabalho obtiveram resultados próximos aos dos softwares comerciais (que fazem uso de mais de uma técnica de compressão). Pode-se notar ainda que os gráficos da taxa média de compressão das diferentes bases de dados possuem, de um modo geral, comportamentos semelhantes. O tamanho do alfabeto pode influenciar em alguns métodos, como por exemplo no Run-length. Se compararmos o desempenho deste método nas bases EBI e Canterbury corpus [...]

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Modelagem Matemática e Aplicações