Determinação de uma estratégia de escolha aplicada a jogos

Autores

  • David L. M. de Lima
  • Ivan Mezzomo
  • Matheus S. Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0384

Palavras-chave:

Jogo, Estratégia, Tomada de Decisão.

Resumo

 A teoria dos jogos visa determinar estratégias ótimas para o jogador. Estratégia é uma regra, um plano de ações determinados para obter um objetivo específico, ela visa maximizar um ou vários resultados que possibilitem uma situação ótima  para o jogador em um cenário qualquer de um jogo. Um jogo é uma situação na qual dois ou mais participantes (ou jogadores) competem em busca de certos objetivos, conflitantes [1].  A criação de modelos é um fator importante para o apoio da tomada de decisão, onde é desejado a maximização da utilidade do decisor. Um sistema de apoio à tomada de decisão tem seu uso indicado nesses casos. [2].  Os problemas complexos de tomada de decisão são comuns em uma infinidade de áreas [3], como, por exemplo, os jogos, administração de empresas, entre outros. Esses problemas ocorrem quando os critérios de resolução do problema são, no mínimo, dois que conflitam entre si.  O presente trabalho propõe a determinação de uma boa estratégia de jogo, que indique ao jogador qual a melhor opção para atacar, considerando vários inimigos situados em distâncias distintas em relação ao jogador em uma situação de certeza. De acordo com [2], uma situação de certeza ocorre quando temos informações completas e conhecemos a priori o resultado associado a cada ação.  O jogo  proposto consiste em um único jogador competindo em um ambiente virtual, contra vários inimigos que tentam se aproximar da região que o jogador se encontra e, ao entrar nessa área de influência, acaba por efetuar uma diminuição no parâmetro vida do jogador. Em uma situação hipotética de jogo, conforme representado na figura 1, consideramos 3 variáveis de decisão que são: vida que varia de 0 a 100 (quantidade de vida do jogador), Dist (representa a distância entre jogador e inimigo) e I que varia de 0 a 100 e representa o grau de intimidação do inimigo. J I2 I1 I4 I3 d2 d1 d3 d4 Figura 1:Cenário de jogo Temos que J é o jogador, I1, I2, I3 e I4 são os inimigos e d1, d2, d3 e d4 são as distâncias entre o jogador e cada inimigo. [...]

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Modelagem Matemática e Aplicações