Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)

Fernanda dos Santos Garcia, Eliete Biasotto Hauser

Resumo


Neste trabalho aplicamos a teoria das Cadeias Finitas de Markov nos dados, referentes aos anos de 2005 a 2011, disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para descrever o comportamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativo às séries iniciais do Ensino Fundamental dos municípios do estado do Rio Grande do Sul. Consideramos o período de transição de 2 anos e os resultados obtidos foram comparados com [1], cuja análise utilizou com único período de transição de 6 anos. Na tabela 1, classificamos as notas (N) do IDEB que as escolas públicas e municipais de educação básica obtiveram em 2005, 2007, 2009 e 2011 [...]

Palavras-chave


Cadeia de Markov; IDEB; Autovalores; Análise espectral.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0398

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato