Desenvolvimento de um robô antropomórfico com punho esférico para práticas de robótica com alunos de graduação

José Alberto Naves Cocota, Rúben Christian Barbosa, Albert Dias Moreira, Vinicius Lage

Resumo


Hoje em dia, a evasão dos cursos de engenharia ocorre praticamente em todas as universidades do mundo. Ao longo dos últimos anos, a aprendizagem ativa tem sido reconhecida pela comunidade educacional como o método de aprendizagem mais eficaz. Neste artigo vamos discutir a experiência educacional associada à concepção e desenvolvimento de um robô manipulador de baixo custo com seis graus de liberdade para motivar os alunos de Engenharia de Controle e Automação, durante um semestre da disciplina de Elementos de Robótica. Além disso, são apresentadas as atividades efetuadas pelos alunos durante a execução do trabalho. O robô desenvolvido pode ser utilizado como uma plataforma para pesquisa e ensino de robótica.

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DOI: https://doi.org/10.5540/03.2013.001.01.0139

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