Uma Aplicação da Metodologia de “Sala de Aula Invertida” no Bacharelado em Ciência da Computação da UFRJ.

Autores

  • Luis Menasché Schechter
  • Luziane F. de Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0561

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Ensino de Graduação, Sala de Aula Invertida.

Resumo

Desenvolvemos uma adaptação da metodologia de Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) com recursos das metodologias Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e a utilizamos em três turmas do Bacharelado em Ciência da Computação da UFRJ: duas turmas da disciplina Linguagens Formais e uma da disciplina Cálculo Numérico. Neste artigo, descrevemos a metodologia que desenvolvemos e analisamos os resultados obtidos com estas turmas. Nossas conclusões sugerem que metodologias desta natureza podem ser bastante positivas para os alunos quando eles se dispõem a participar delas de forma plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-04-14

Edição

Seção

Trabalhos Completos - Ensino