Proposta pedagógica de ensino de função afim através da modelagem matemática

Dayani Quero da Silva, Milton Kist

Resumo


Este trabalho tem por objetivo descrever uma proposta pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio (UTFPR – CP) através da atuação de alunos do curso de Licenciatura em Matemática no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A experiência será realizada em um colégio privado na área central de Cornélio Procópio – Paraná, em uma turma de primeiro ano de Ensino Médio com quarenta alunos. Esta experiência terá abordagem no conteúdo disciplinar de Função Afim. Foram feitas várias observações e participações na turma e percebeu – se uma grande defasagem e dificuldades de entendimento através do método tradicional de ensino e isso fez com que se repensasse na prática docente adotada objetivando a aplicação de uma nova perspectiva metodológica. Neste contexto, a Modelagem Matemática foi selecionada para aplicação em quatro aulas da disciplina de matemática, totalizando 200 minutos. A utilização dessa metodologia contribui para uma aprendizagem mais significativa, motivando a participação dos alunos. A modelagem matemática, segundo Bassanezi (2002) “é a arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real”. E, segundo Souza (1998): “desenvolver a capacidade de pensar permite que o ser humano deixe de lado sua condição de ser objeto, alienado, passivo e passe a fazer parte da sociedade como ser atuante, ativo, inteligente, sujeito de suas histórias”, ou seja, é importante que o professor desenvolva atividades que promovam a curiosidade e a reflexão de cada aluno. A atividade terá o objetivo de explorar o conteúdo de Função Afim através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando determinados planos. Foi escolhido esse tema relacionado à telefonia para abordagem do conteúdo disciplinar Função Afim, visto que, os alunos estão constantemente antenados ao uso de tecnologia, principalmente às celulares, no ambiente escolar.  Acredita – se que o trabalho privilegiará a colaboração e a cooperação entre os alunos na realização da atividade.  A princípio deve – se realizar uma pesquisa com os alunos da turma questionando – os sobre o uso do celular e encaminhar textos para que façam a leitura para realizar um debate em um segundo momento.


Palavras-chave


Metodologia de Ensino da Matemática, Modelagem Matemática, Ensino de Função Afim.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5540/03.2014.002.01.0137

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato