Proposta pedagógica de ensino de função afim através da modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2014.002.01.0137Palabras clave:
Metodologia de Ensino da Matemática, Modelagem Matemática, Ensino de Função Afim.Resumen
Este trabalho tem por objetivo descrever uma proposta pedagógica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio (UTFPR – CP) através da atuação de alunos do curso de Licenciatura em Matemática no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A experiência será realizada em um colégio privado na área central de Cornélio Procópio – Paraná, em uma turma de primeiro ano de Ensino Médio com quarenta alunos. Esta experiência terá abordagem no conteúdo disciplinar de Função Afim. Foram feitas várias observações e participações na turma e percebeu – se uma grande defasagem e dificuldades de entendimento através do método tradicional de ensino e isso fez com que se repensasse na prática docente adotada objetivando a aplicação de uma nova perspectiva metodológica. Neste contexto, a Modelagem Matemática foi selecionada para aplicação em quatro aulas da disciplina de matemática, totalizando 200 minutos. A utilização dessa metodologia contribui para uma aprendizagem mais significativa, motivando a participação dos alunos. A modelagem matemática, segundo Bassanezi (2002) “é a arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real”. E, segundo Souza (1998): “desenvolver a capacidade de pensar permite que o ser humano deixe de lado sua condição de ser objeto, alienado, passivo e passe a fazer parte da sociedade como ser atuante, ativo, inteligente, sujeito de suas histórias”, ou seja, é importante que o professor desenvolva atividades que promovam a curiosidade e a reflexão de cada aluno. A atividade terá o objetivo de explorar o conteúdo de Função Afim através dos planos de telefonia celular oferecidos pelas operadoras, analisando determinados planos. Foi escolhido esse tema relacionado à telefonia para abordagem do conteúdo disciplinar Função Afim, visto que, os alunos estão constantemente antenados ao uso de tecnologia, principalmente às celulares, no ambiente escolar. Acredita – se que o trabalho privilegiará a colaboração e a cooperação entre os alunos na realização da atividade. A princípio deve – se realizar uma pesquisa com os alunos da turma questionando – os sobre o uso do celular e encaminhar textos para que façam a leitura para realizar um debate em um segundo momento.