Matemática e tecnologia: como as duas áreas se unem

Jeyson Ferreira Alves, Claudia Celeste Celestino, Leandro Baroni, Kaleb Lucas Alves, Gabriela Veras Pierroni, Lucas Santos Nascimento

Resumo


No Brasil ainda existem diversos problemas quando se trata da educação, como inadequação do currículo ás expectativas e ás necessidades dos estudantes resultando em alta evasão escolar, entre outros. Diversos alunos concluem o ensino médio sem ter um conhecimento adequado das ciências exatas, o que os impede ter um desenvolvimento acadêmico e posteriormente profissional. Uma maneira encontrada para reduzir este problema foi a criação do Arandu, um projeto com a missão de promover a troca de conhecimentos em ciência e tecnologia aeroespacial entre alunos do ensino médio e os discentes da UFABC. Neste trabalho, apresentamos o projeto Arandu e seus métodos de incentivo ao estudo da matem´atica para os alunos de ensino médio. O projeto, fruto de uma ideia de alunos da graduação membros da UFABC Rocket Design (entidade de pesquisa e desenvolvimento de foguetes), tem como objetivo a troca de conhecimentos entre os discentes e os alunos de ensino médio sobre as disciplinas básicas da Engenharia Aeroespacial, resgatando também os conhecimentos adquiridos ao longo da jornada acadêmica dos alunos. Tem ainda como finalidade, a confecção de nanossatélites (CanSats) pelos alunos do curso. As atividades contam com dinâmicas, mídias interativas e as mais variadas formas de aprender ciência. Este projeto possui grande relevância para os alunos, uma vez que estimula nos mesmos a vontade de continuar aprimorando seus conhecimentos e, consequentemente, a compreensão das aplicaçôes da matemática de uma forma mais recreativa e prática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato