Matemática e tecnologia: como as duas áreas se unem

Authors

  • Jeyson Ferreira Alves
  • Claudia Celeste Celestino
  • Leandro Baroni
  • Kaleb Lucas Alves
  • Gabriela Veras Pierroni
  • Lucas Santos Nascimento

Abstract

No Brasil ainda existem diversos problemas quando se trata da educação, como inadequação do currículo ás expectativas e ás necessidades dos estudantes resultando em alta evasão escolar, entre outros. Diversos alunos concluem o ensino médio sem ter um conhecimento adequado das ciências exatas, o que os impede ter um desenvolvimento acadêmico e posteriormente profissional. Uma maneira encontrada para reduzir este problema foi a criação do Arandu, um projeto com a missão de promover a troca de conhecimentos em ciência e tecnologia aeroespacial entre alunos do ensino médio e os discentes da UFABC. Neste trabalho, apresentamos o projeto Arandu e seus métodos de incentivo ao estudo da matem´atica para os alunos de ensino médio. O projeto, fruto de uma ideia de alunos da graduação membros da UFABC Rocket Design (entidade de pesquisa e desenvolvimento de foguetes), tem como objetivo a troca de conhecimentos entre os discentes e os alunos de ensino médio sobre as disciplinas básicas da Engenharia Aeroespacial, resgatando também os conhecimentos adquiridos ao longo da jornada acadêmica dos alunos. Tem ainda como finalidade, a confecção de nanossatélites (CanSats) pelos alunos do curso. As atividades contam com dinâmicas, mídias interativas e as mais variadas formas de aprender ciência. Este projeto possui grande relevância para os alunos, uma vez que estimula nos mesmos a vontade de continuar aprimorando seus conhecimentos e, consequentemente, a compreensão das aplicaçôes da matemática de uma forma mais recreativa e prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-01-21

Issue

Section

Resumos