Trabalhando Simetria no Ensino Fundamental com Informática e Material Concreto

Évelin Meneguesso Barbaresco, Flávia Souza Machado da Silva, Ermínia de Lourdes Campello Fanti

Resumo


As simetrias estão presentes no cotidiano, por exemplo, em construções, nas asas de borboletas (simetria axial); desenhos de flores e peças mecânicas que giram (rotação) e em grades de janelas, cercas de jardins (translação). O assunto simetria é parte importante da Geometria proposta para a Educação Básica, conforme consta nos documentos curriculares oficiais. Este trabalho apresenta resultados obtidos no desenvolvimento de um projeto do Programa Núcleos de Ensino da Prograd/Unesp, durante dois anos consecutivos, que teve como objetivo trabalhar o tema simetria com quatro turmas de 7 o ano e duas turmas de 8 o ano da escola parceira. O trabalho foi realizado através de atividades desenvolvidas pelos alunos pautadas em sequências didáticas elaboradas na perspectiva da resolução de problemas, utilizando o software GeoGebra e outros materiais didáticos auxiliares. No desenvolvimento das atividades respeitou-se as dificuldades apresentadas pelos alunos e procurou-se dar um enfoque mais geométrico. A forma como foram realizadas as atividades propiciou uma maior vontade dos alunos de aprender e contribuiu para superar dificuldades quanto à aprendizagem dos conceitos abordados relativos à simetria.


Palavras-chave


Ensino de Matemática, Simetria, GeoGebra, Geometria.

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DOI: https://doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0446

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