Trabalhando Simetria no Ensino Fundamental com Informática e Material Concreto

Autores/as

  • Évelin Meneguesso Barbaresco
  • Flávia Souza Machado da Silva
  • Ermínia de Lourdes Campello Fanti

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0446

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Simetria, GeoGebra, Geometria.

Resumen

As simetrias estão presentes no cotidiano, por exemplo, em construções, nas asas de borboletas (simetria axial); desenhos de flores e peças mecânicas que giram (rotação) e em grades de janelas, cercas de jardins (translação). O assunto simetria é parte importante da Geometria proposta para a Educação Básica, conforme consta nos documentos curriculares oficiais. Este trabalho apresenta resultados obtidos no desenvolvimento de um projeto do Programa Núcleos de Ensino da Prograd/Unesp, durante dois anos consecutivos, que teve como objetivo trabalhar o tema simetria com quatro turmas de 7 o ano e duas turmas de 8 o ano da escola parceira. O trabalho foi realizado através de atividades desenvolvidas pelos alunos pautadas em sequências didáticas elaboradas na perspectiva da resolução de problemas, utilizando o software GeoGebra e outros materiais didáticos auxiliares. No desenvolvimento das atividades respeitou-se as dificuldades apresentadas pelos alunos e procurou-se dar um enfoque mais geométrico. A forma como foram realizadas as atividades propiciou uma maior vontade dos alunos de aprender e contribuiu para superar dificuldades quanto à aprendizagem dos conceitos abordados relativos à simetria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-02-20

Número

Sección

Trabalhos Completos