Trabalhando Simetria no Ensino Fundamental com Informática e Material Concreto
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2020.007.01.0446Palabras clave:
Ensino de Matemática, Simetria, GeoGebra, Geometria.Resumen
As simetrias estão presentes no cotidiano, por exemplo, em construções, nas asas de borboletas (simetria axial); desenhos de flores e peças mecânicas que giram (rotação) e em grades de janelas, cercas de jardins (translação). O assunto simetria é parte importante da Geometria proposta para a Educação Básica, conforme consta nos documentos curriculares oficiais. Este trabalho apresenta resultados obtidos no desenvolvimento de um projeto do Programa Núcleos de Ensino da Prograd/Unesp, durante dois anos consecutivos, que teve como objetivo trabalhar o tema simetria com quatro turmas de 7 o ano e duas turmas de 8 o ano da escola parceira. O trabalho foi realizado através de atividades desenvolvidas pelos alunos pautadas em sequências didáticas elaboradas na perspectiva da resolução de problemas, utilizando o software GeoGebra e outros materiais didáticos auxiliares. No desenvolvimento das atividades respeitou-se as dificuldades apresentadas pelos alunos e procurou-se dar um enfoque mais geométrico. A forma como foram realizadas as atividades propiciou uma maior vontade dos alunos de aprender e contribuiu para superar dificuldades quanto à aprendizagem dos conceitos abordados relativos à simetria.