Atividades Lúdicas para o Ensino-Aprendizado de Estatı́stica e Probabilidade

Yana Miranda Borges, Breno Gabriel da Silva, Rafaela Galo, Naiara Caroline dos Santos Aparecido, Sandra Regina D’Antonio Verrengia

Resumo


Ao observarmos os conteúdos programáticos dos diversos níveis de ensino, percebemos que os estudos de Probabilidade e Estatística estão presentes desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), os materiais lúdicos representam um importante recurso metodológico a ser utilizado pelo professor em sala de aula, sendo uma forma diferenciada de atividade, pois instiga o aluno a pensar e a criar estratégias para resolver problemas. Observando tal quadro, foi realizada uma oficina em uma escola da rede pública de ensino com alunos do primeiro ano do ensino médio com a proposta de despertar o interesse pelos conteúdos de probabilidade e estatı́stica utilizando recursos manipuláveis, objetivando a fixação dos tópicos estudados através de memória tátil e visual, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A oficina realizou atividades cujos fundamentos baseiam-se em probabilidade simples, probabilidade condicional, probabilidade com eventos independentes e construção e interpretação de gráficos de barras e de correlação, visando compreender de maneira mais simples as teorias envolvidas em cada tarefa. [...]

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