Atividades Lúdicas para o Ensino-Aprendizado de Estatı́stica e Probabilidade

Autores

  • Yana Miranda Borges
  • Breno Gabriel da Silva
  • Rafaela Galo
  • Naiara Caroline dos Santos Aparecido
  • Sandra Regina D’Antonio Verrengia

Resumo

Ao observarmos os conteúdos programáticos dos diversos níveis de ensino, percebemos que os estudos de Probabilidade e Estatística estão presentes desde as séries iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), os materiais lúdicos representam um importante recurso metodológico a ser utilizado pelo professor em sala de aula, sendo uma forma diferenciada de atividade, pois instiga o aluno a pensar e a criar estratégias para resolver problemas. Observando tal quadro, foi realizada uma oficina em uma escola da rede pública de ensino com alunos do primeiro ano do ensino médio com a proposta de despertar o interesse pelos conteúdos de probabilidade e estatı́stica utilizando recursos manipuláveis, objetivando a fixação dos tópicos estudados através de memória tátil e visual, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. A oficina realizou atividades cujos fundamentos baseiam-se em probabilidade simples, probabilidade condicional, probabilidade com eventos independentes e construção e interpretação de gráficos de barras e de correlação, visando compreender de maneira mais simples as teorias envolvidas em cada tarefa. [...]

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Publicado

2020-02-20

Edição

Seção

Resumos