Análise das Propriedades dos Aminoácidos por meio do Código de Gray Aplicado ao Rotulamento A do Código Genético

Sara M. F. C. Neves, Anderson J. de Oliveira

Resumo


O código genético é a tradução das informações na estrutura das moléculas de DNA e RNA em sequências de proteínas. Os códons do código genético são formados por uma trinca de bases nitrogenadas que possui 64 combinações diferentes. Assim, o código genético se trata da associação das trincas do RNA mensageiro, formadas pelas bases nitrogenadas e os aminoácidos presentes nas proteínas. [...]


Texto completo:

PDF

Referências


L. C. B. Faria. “Existências de Códigos Corretores de Erros e Protocolos de Comunicação em Sequências de DNA”. Tese de doutorado. Unicamp, 2011.

R. S. Fernandes. “Aplicações do diagrama de Hasse na análise das propriedades dos aminoácidos do código genético”. Dissertação de mestrado. Unifal-MG, 2021.

M. A. Jimenez-Montano, C. R. Mora–Basáñez e T. Poschel. “On the Hypercube Structure of the Genetic Code”. Em: Bioinformatics and genome research (1994), p. 445.

A. S. L. Rocha. “Modelo de sistemas de comunicação digital para o mecanismo de importação de proteínas mitocondriais através de códigos corretores de erros”. Tese de doutorado. Unicamp, 2019.

C. Y. Takemoto. “O método de Dobramento Recursivo para Imersão em Hipercubos e suas Aplicações”. Dissertação de mestrado. USP, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


SBMAC - Sociedade de Matemática Aplicada e Computacional
Edifício Medical Center - Rua Maestro João Seppe, nº. 900, 16º. andar - Sala 163 | São Carlos/SP - CEP: 13561-120
 


Normas para publicação | Contato