Robustez das redes de mobilidade urbana da cidade de São Paulo

Autores

  • Vinícius Fonseca de Oliveira
  • Suleimane Ducure
  • Leonardo Bacelar Lima Santos
  • Vander Luis de Souza Freitas

Resumo

Compreender matematicamente o deslocamento de pessoas entre as zonas de tráfego de uma cidade permite não somente potencializar a assertividade da tomada de decisões do setor público em situações que afetam diretamente o ir e o vir dos cidadãos, mas também traz contribuições estratégicas para elaboração de planos de contenção de doenças e imunização populacional [3]; isolar áreas sujeitas a catástrofes naturais; potencializar operações de cerco e bloqueio das forças policiais ostensivas; otimizar a rota de entrega de empresas de delivery e propiciar melhorias no transporte público [1, 5]. Neste contexto, o presente trabalho investiga os efeitos de ataques - remoções de nós - em redes de mobilidade urbana [2].  [...]

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Biografia do Autor

Vinícius Fonseca de Oliveira

Departamento de Computação, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Suleimane Ducure

Departamento de Computação, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Leonardo Bacelar Lima Santos

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, São José dos Campos, SP

Vander Luis de Souza Freitas

Departamento de Computação, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

Referências

Giovanni Bonaccorsi et al. “Economic and social consequences of human mobility restrictions under COVID-19”. Em: Proceedings of the National Academy of Sciences 117.27 (2020), pp. 15530–15535. doi: 10.1073/pnas.2007658117.

V. L. S. Freitas, G. J. P. Moreira e L. B. L. Santos. “Robustness analysis in an inter-cities mobility network: modeling municipal, state and federal initiatives as failures and attacks toward SARS-CoV-2 containment”. Em: PeerJ (2021). doi: 10.7717/peerj.10287.

V. L. S. Freitas et al. “The correspondence between the structure of the terrestrial mobility network and the spreading of COVID-19 in Brazil”. Em: Reports in Public Health (2020).

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Pesquisa Origem e Destino: 50 anos. Data de acesso: 9 abr. 2021. Metrô São Paulo., 2019. url: http://http://www.metro.sp.gov. br/pesquisa-od/.

Jéssica D. Lamosa et al. “Topological indexes and community structure for urban mobility networks: Variations in a business day”. Em: PLOS ONE 16.3 (mar. de 2021), pp. 1–17. doi: 10.1371/journal.pone.0248126.

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Publicado

2022-12-08

Edição

Seção

Resumos