Robustez das redes de mobilidade urbana da cidade de São Paulo

Vinícius Fonseca de Oliveira, Suleimane Ducure, Leonardo Bacelar Lima Santos, Vander Luis de Souza Freitas

Resumo


Compreender matematicamente o deslocamento de pessoas entre as zonas de tráfego de uma cidade permite não somente potencializar a assertividade da tomada de decisões do setor público em situações que afetam diretamente o ir e o vir dos cidadãos, mas também traz contribuições estratégicas para elaboração de planos de contenção de doenças e imunização populacional [3]; isolar áreas sujeitas a catástrofes naturais; potencializar operações de cerco e bloqueio das forças policiais ostensivas; otimizar a rota de entrega de empresas de delivery e propiciar melhorias no transporte público [1, 5]. Neste contexto, o presente trabalho investiga os efeitos de ataques - remoções de nós - em redes de mobilidade urbana [2].  [...]


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Referências


Giovanni Bonaccorsi et al. “Economic and social consequences of human mobility restrictions under COVID-19”. Em: Proceedings of the National Academy of Sciences 117.27 (2020), pp. 15530–15535. doi: 10.1073/pnas.2007658117.

V. L. S. Freitas, G. J. P. Moreira e L. B. L. Santos. “Robustness analysis in an inter-cities mobility network: modeling municipal, state and federal initiatives as failures and attacks toward SARS-CoV-2 containment”. Em: PeerJ (2021). doi: 10.7717/peerj.10287.

V. L. S. Freitas et al. “The correspondence between the structure of the terrestrial mobility network and the spreading of COVID-19 in Brazil”. Em: Reports in Public Health (2020).

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Pesquisa Origem e Destino: 50 anos. Data de acesso: 9 abr. 2021. Metrô São Paulo., 2019. url: http://http://www.metro.sp.gov. br/pesquisa-od/.

Jéssica D. Lamosa et al. “Topological indexes and community structure for urban mobility networks: Variations in a business day”. Em: PLOS ONE 16.3 (mar. de 2021), pp. 1–17. doi: 10.1371/journal.pone.0248126.


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