Práticas pedagógicas adotadas por professores de Matemática da Rede Estadual de Ensino de Assis e Presidente Prudente durante a Pandemia.

Valdirene Gross Mendonça, Cristiane Nespoli

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de matemática da rede estadual paulista durante o ano letivo de 2020, quando em virtude da interrupção das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19 foi adotado o ensino remoto emergencial. Como espaco da pesquisa foram consideradas as Diretorias Regionais de Ensino de Assis e de Presidente Prudente e como sujeitos da investigação os professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental ou Médio nestas regionais. Os objetivos específicos buscaram: levantar os recursos tecnológicos utilizados pelos professores, os eventuais cursos de aprimoramento realizados e aqueles ofertados pela rede de ensino do estado de São Paulo, as dificuldades encontradas e a perspectiva de incorporação das práticas adotadas quando do retorno presencial. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados análise documental e questionário. As etapas do desenvolvimento do trabalho envolveram o levantamento cronológico do inicio das aulas remotas emergenciais e do cenário das escolas da educação básica no início da pandemia; a análise das respostas de 33 professores a um questionário contendo perguntas que abrangiam os objetivos especi-ficos da pesquisa, acima descritos; e por fim, foi investigada a participação dos professores em programas da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP). Os resultados evidenciaram as dificuldades encontradas pelos professores, a superação no uso de ferramentas tecnológicas com as quais não se familiarizavam e a compreensão de que muitas das práticas adotadas serão incorporadas nas aulas presenciais. Verificou-se ainda que os programas da OBMEP contribuíram para a adoção de práticas didáticas bem-sucedidas.


Palavras-chave


Ensino remoto emergencial; Práticas pedagógicas; Professor de matemática; OBMEP

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0294

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