Práticas pedagógicas adotadas por professores de Matemática da Rede Estadual de Ensino de Assis e Presidente Prudente durante a Pandemia.

Autores/as

  • Valdirene Gross Mendonça
  • Cristiane Nespoli

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0294

Palabras clave:

Ensino remoto emergencial, Práticas pedagógicas, Professor de matemática, OBMEP

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo geral investigar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de matemática da rede estadual paulista durante o ano letivo de 2020, quando em virtude da interrupção das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19 foi adotado o ensino remoto emergencial. Como espaco da pesquisa foram consideradas as Diretorias Regionais de Ensino de Assis e de Presidente Prudente e como sujeitos da investigação os professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental ou Médio nestas regionais. Os objetivos específicos buscaram: levantar os recursos tecnológicos utilizados pelos professores, os eventuais cursos de aprimoramento realizados e aqueles ofertados pela rede de ensino do estado de São Paulo, as dificuldades encontradas e a perspectiva de incorporação das práticas adotadas quando do retorno presencial. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados análise documental e questionário. As etapas do desenvolvimento do trabalho envolveram o levantamento cronológico do inicio das aulas remotas emergenciais e do cenário das escolas da educação básica no início da pandemia; a análise das respostas de 33 professores a um questionário contendo perguntas que abrangiam os objetivos especi-ficos da pesquisa, acima descritos; e por fim, foi investigada a participação dos professores em programas da Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP). Os resultados evidenciaram as dificuldades encontradas pelos professores, a superação no uso de ferramentas tecnológicas com as quais não se familiarizavam e a compreensão de que muitas das práticas adotadas serão incorporadas nas aulas presenciais. Verificou-se ainda que os programas da OBMEP contribuíram para a adoção de práticas didáticas bem-sucedidas.

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Biografía del autor/a

Valdirene Gross Mendonça

Unesp- Presidente Prudente

Cristiane Nespoli

Unesp- Presidente Prudente

Citas

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

(Inep). Censo da Educação Básica 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: INEP 2021a.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

(Inep). Censo da Educação Básica 2020: restino ténico do Estado de São Paulo.

Brasília, DF: INEP 2021b.

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Publicado

2022-12-08

Número

Sección

Trabalhos Completos