Uma comparação na aplicação das ferramentas DOSVOX e NVDA na leitura de formulação algébrica como forma de apoio para estudantes com deficiência visual

Victor Henrique Silva Avelar, Evelise Roman Corbalan Góis Freire, André Pimenta Freire

Resumo


Os estudantes que se tem hoje em sala de aula são considerados alunos nativos digitais. Estudos têm mostrado que este grupo se sente interessado e estimulado quando estratégias digitais são utilizadas em sala de aula [1]. [...]


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Referências


C. H. Barroqueiro, M. E. S. Barroqueiro e R. A. Dias. “Estratégias de aprendizagem na inclusão de alunos com deficiência visual no desenvolvimento cognitivo da matemática”. Em: Saber e Educar 23 (2017), pp. 12–21. doi: 1 http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23.295.

L. F. P. Silva et al. “How Much Effort is Necessary for Blind Users to Read Web-based Mathematical Formulae?: A comparison using task models with different screen readers”. Em: Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 2017.


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