ChatGPT e o Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2023.010.01.0031Palavras-chave:
ChatGPT, Inteligência Artificial, Ensino de MatemáticaResumo
Desde o final do século passado temos usado as ferramentas computacionais disponíveis com nossos estudantes de graduação de Matemática e de Educação Continuada em várias disciplinas, sempre questionando os resultados e as simulações que elas apresentam, assim como outros investigadores o tem feito. E com o surgimento contínuo de tecnologias e as novas tendências no ensino questionamos e discutimos, neste trabalho, quais parâmetros e propostas podemos usar nas disciplinas de Matemática com a chegada do ChatGPT.
Downloads
Referências
J. L. Araujo e J. A. Salvador. Mathematical Modelling in Calculus Courses. Em: Modelling and Mathematics Education ICTMA9: Applications in Science And Technology. Ed. por J. F. Matos et al. Vol. 1. https://doi.org/10.1533/9780857099655.4.195. Acessado em 15 mar. 2023. Chichester: Howood Publishing Series: Mathematics e Applications, 2001. Cap. 23, pp. 195-204.
A. Parreira, L. Lehmann e M. Oliveira. O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Ensaio: Avaliação e Políticas Públi-Educação: percepção e avaliação dos professores. Em: cas em Educação 29.113 (2021). https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002803115. Acessado em 15 mar. 2023, pp. 975-999.
J. Piton-Gonçalves e M. Lamonato. Conhecimento Pedagógico-computacional do Professor de Matemática. Em: CINTED - UFRGS: Novas Tecnologias na Educação 1 (2015), pp. 1-10. doi: 10.1007/s40314-014-0163-6.
J. A. Salvador. Equações Diferenciais Parciais com Maple V. 1a. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2000.
J. A. Salvador. Hipertexto de Métodos de Matemática Aplicada com Maple V. 1a. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2000.
J. A. Salvador e S. Arenales. Modelagem Matemática Ambiental. 1a. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2022. isbn: 9786586768282.
J. A. Salvador e J. Piton-Gonçalves. O Moodle como ferramenta de apoio a uma disciplina Anais do XXXIV COBENGE - Congresso Brasileiro presencial de ciências exatas. Em: de Ensino de Engenharia. 2006.
R. M. Vicari. Influências das Tecnologias da Inteligência Artificial no Ensino. Em: Estudos Avançados 35.101 (2021). https : / / doi . org / 10 . 1590 / s0103 - 4014 . 2021 . 35101 . 006. Acessado em 20 mar. 2023, pp. 73-84.