Mulheres Cientistas no Cariri

Autores

  • Erica Boizan Batista
  • Clarice Dias de Albuquerque
  • Allana Kellen Lima Santos Pereira
  • Edjane Kelly da Silva
  • Erika Natasha Nunes Ribeiro
  • Esmeralda Lidianne Monteiro da Silva
  • Leandro da Silva Tavares
  • Luzia Jamile Marques Souza
  • Rozivânia da Silva Fernandes
  • Victor Hugo Lima Silva

Resumo

Segundo dados da Unesco [1], as mulheres são minoria no meio científico, correspondendo a menos de 30% dos pesquisadores do mundo. Segundo Myers et al. (2011), os estímulos e mensagens que as crianças recebem de pais, professores, diferentes mídias e outros indivíduos - bem como as respostas que elas desenvolvem a essas mensagens - dialogam com o momento de escolha da carreira. No modelo de Myers et al. [2], os pesquisadores concluem que expor meninas aos estímulos relacionados às áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), como por exemplo mensagens presentes na mídia e contato com profissionais da área que se sentem realizados, podem ter um efeito de encorajamento na escolha de suas profissões. [...]

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Biografia do Autor

Erica Boizan Batista

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Clarice Dias de Albuquerque

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Allana Kellen Lima Santos Pereira

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Edjane Kelly da Silva

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Erika Natasha Nunes Ribeiro

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Esmeralda Lidianne Monteiro da Silva

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Leandro da Silva Tavares

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Luzia Jamile Marques Souza

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Rozivânia da Silva Fernandes

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Victor Hugo Lima Silva

CCT/UFCA, Juazeiro do Norte, CE

Referências

Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura. Women in Science. 3a. ed. São Paulo: Instituto de Estatística da UNESCO, 2018. isbn: 9788529402024.

K. K. Myers, J. Jody e Gailliard B. M. “Vocational Anticipatory Socialization (VAS): A Communicative Model of Adolescents’ Interests in STEM”. Em: Management Communication Quarterly 25 (2014), pp. 87–120. doi: 10.1177/0893318910377068.

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Publicado

2023-12-18

Edição

Seção

Resumos