Usando o GeoGebra 3D para duplicar o cubo e reinterpretar imagens
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0505Palavras-chave:
BNCC, Seções Cônicas, Prismas, Museu Oscar Niemeyer (MON)Resumo
Apresentamos neste trabalho duas atividades para explorar conceitos e construções geométricas tridimensionais empregando o GeoGebra 3D, associando geometria, história da matemática e arte. As atividades abordam a duplicação do cubo e a releitura da fachada do Museu Oscar Niemeyer, e podem ser aplicadas nas disciplinas de geometria da Licenciatura em Matemática e também na Educação Básica, nesta com algumas adaptações. Concluímos que o GeoGebra 3D é uma ferramenta fantástica para desenvolver a concepção espacial de estudantes e professores(as), e que as atividades propostas estão em consonância com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular sobre o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de matemática.
Downloads
Referências
Brasil. BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Online. Acessado em 17/01/2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Brasil. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Online. Acessado em 26/01/2024, https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECESN1_22001.pdf?query=LICENCIATURA.
P. R. M. Contador. Matemática, uma breve história. 4a. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023. isbn: 978-8588325623.
B. Daniel. “Aprendendo geometria por meio de releituras de obras de arte”. Dissertação de mestrado. Universidade Regional de Blumenau, 2021.
J. Delgado, K. Frensel e L. Crissaff. Geometria analítica. Coleção PROFMAT. SBM, 2017. isbn: 9788583371212.
H. H. Domingues. “Seções cônicas: história e ensino”. Em: Revista de Educação Matemática 6(4) (1998), pp. 43–49.
H. Eves. Indrodução à história da matemática. 5a. ed. Campinas: Unicamp, 2011. isbn: 85-268-0657-2.
GeoGebra. Baixar aplicativos GeoGebra. Online. Acessado em 23/01/2024, https://www.geogebra.org/download?lang=pt.
GeoGebra. Materiais didáticos. Online. Acessado em 26/01/2024, https://www.geogebra.org/materials?lang=pt.
GeoGebra. O que é o GeoGebra? Online. Acessado em 23/01/2024, https://www.geogebra.org/about.
R. C. Lago e R. L. Nós. “Investigando teoremas de geometria plana com o GeoGebra”. Em: Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo 9(3) (2020), pp. 15–29. doi: https://doi.org/10.23925/2020.v9i3p015-029.
R. L. Nós e V. M. R. da Silva. “Radicais duplos no cálculo do volume de poliedros convexos”. Em: Revista Eletrônica Paulista de Matemática 16 (2019), pp. 53–70. doi: 10.21167/cqdvol16201923169664rlnvmrs5370.
R. L. Nós et al. “Usando o GeoGebra para explorar lugares geométricos e construções tridimensionais”. Em: I Encontro Nacional do Mestrado Profmat. 2023.
K. S. de Oliveira. “Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GeoGebra e o GNU Octave”. Dissertação de mestrado. UTFPR, Curitiba, 2023.
K. S. de Oliveira, R. L. Nós e O. H. Saito. Propostas de atividades para solucionar problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GNU Octave e o GeoGebra. Online. Acessado em 02/02/2024, https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741685.
K. S. de Oliveira, R. L. Nós e O. H. Saito. “Usando o GeoGebra 3D para reinterpretar a fachada do Museu Oscar Niemeyer”. Em: Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo 13(2) (2024), pp. 113–129. doi: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p113-129.
Paraná. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Online. Acessado em 17/01/2024, https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf.
Governo do Paraná. História do museu Oscar Niemeyer. Online. Acessado em 23/01/2024, https://www.museuoscarniemeyer.org.br/sobre/historia.
V. M. R. da Silva e Nós. “Using GeoGebra 3D in the composition/decomposition of convex polyhedra for volume calculation”. Em: Journal of Engineering Research 3(2) (2022), pp. 1–11. doi: 10.22533/at.ed.3173222221210.
V. M. R. da Silva e R. L. Nós. Calculando o volume de poliedros convexos. 1a. ed. Curitiba: CRV, 2018. isbn: 978-85-444-2681-4.
V. M. R. da Silva, R. L. Nós e M. Sano. “Uma visão dinâmica do teorema de Pitágoras via GeoGebra”. Em: Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo 12(1) (2023), pp. 62–77. doi: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p062-077.