Usando o GeoGebra 3D para duplicar o cubo e reinterpretar imagens

Authors

  • Olga H. Saito Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Rudimar L. Nós Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Katiane S. de Oliveira Colégio Estadual Rocha Pombo

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0505

Keywords:

BNCC, Seções Cônicas, Prismas, Museu Oscar Niemeyer (MON)

Abstract

Apresentamos neste trabalho duas atividades para explorar conceitos e construções geométricas tridimensionais empregando o GeoGebra 3D, associando geometria, história da matemática e arte. As atividades abordam a duplicação do cubo e a releitura da fachada do Museu Oscar Niemeyer, e podem ser aplicadas nas disciplinas de geometria da Licenciatura em Matemática e também na Educação Básica, nesta com algumas adaptações. Concluímos que o GeoGebra 3D é uma ferramenta fantástica para desenvolver a concepção espacial de estudantes e professores(as), e que as atividades propostas estão em consonância com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular sobre o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Olga H. Saito, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Rudimar L. Nós, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Katiane S. de Oliveira, Colégio Estadual Rocha Pombo

Professora no Colégio Estadual Rocha Pombo.

References

Brasil. BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Online. Acessado em 17/01/2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Brasil. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Online. Acessado em 26/01/2024, https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECESN1_22001.pdf?query=LICENCIATURA.

P. R. M. Contador. Matemática, uma breve história. 4a. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2023. isbn: 978-8588325623.

B. Daniel. “Aprendendo geometria por meio de releituras de obras de arte”. Dissertação de mestrado. Universidade Regional de Blumenau, 2021.

J. Delgado, K. Frensel e L. Crissaff. Geometria analítica. Coleção PROFMAT. SBM, 2017. isbn: 9788583371212.

H. H. Domingues. “Seções cônicas: história e ensino”. Em: Revista de Educação Matemática 6(4) (1998), pp. 43–49.

H. Eves. Indrodução à história da matemática. 5a. ed. Campinas: Unicamp, 2011. isbn: 85-268-0657-2.

GeoGebra. Baixar aplicativos GeoGebra. Online. Acessado em 23/01/2024, https://www.geogebra.org/download?lang=pt.

GeoGebra. Materiais didáticos. Online. Acessado em 26/01/2024, https://www.geogebra.org/materials?lang=pt.

GeoGebra. O que é o GeoGebra? Online. Acessado em 23/01/2024, https://www.geogebra.org/about.

R. C. Lago e R. L. Nós. “Investigando teoremas de geometria plana com o GeoGebra”. Em: Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo 9(3) (2020), pp. 15–29. doi: https://doi.org/10.23925/2020.v9i3p015-029.

R. L. Nós e V. M. R. da Silva. “Radicais duplos no cálculo do volume de poliedros convexos”. Em: Revista Eletrônica Paulista de Matemática 16 (2019), pp. 53–70. doi: 10.21167/cqdvol16201923169664rlnvmrs5370.

R. L. Nós et al. “Usando o GeoGebra para explorar lugares geométricos e construções tridimensionais”. Em: I Encontro Nacional do Mestrado Profmat. 2023.

K. S. de Oliveira. “Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GeoGebra e o GNU Octave”. Dissertação de mestrado. UTFPR, Curitiba, 2023.

K. S. de Oliveira, R. L. Nós e O. H. Saito. Propostas de atividades para solucionar problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o GNU Octave e o GeoGebra. Online. Acessado em 02/02/2024, https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741685.

K. S. de Oliveira, R. L. Nós e O. H. Saito. “Usando o GeoGebra 3D para reinterpretar a fachada do Museu Oscar Niemeyer”. Em: Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo 13(2) (2024), pp. 113–129. doi: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p113-129.

Paraná. Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Online. Acessado em 17/01/2024, https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2021-08/referencial_curricular_novoem_11082021.pdf.

Governo do Paraná. História do museu Oscar Niemeyer. Online. Acessado em 23/01/2024, https://www.museuoscarniemeyer.org.br/sobre/historia.

V. M. R. da Silva e Nós. “Using GeoGebra 3D in the composition/decomposition of convex polyhedra for volume calculation”. Em: Journal of Engineering Research 3(2) (2022), pp. 1–11. doi: 10.22533/at.ed.3173222221210.

V. M. R. da Silva e R. L. Nós. Calculando o volume de poliedros convexos. 1a. ed. Curitiba: CRV, 2018. isbn: 978-85-444-2681-4.

V. M. R. da Silva, R. L. Nós e M. Sano. “Uma visão dinâmica do teorema de Pitágoras via GeoGebra”. Em: Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo 12(1) (2023), pp. 62–77. doi: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p062-077.

Published

2025-01-20

Issue

Section

Trabalhos Completos