Um modelo matemático presa-predador aplicado ao nematoide Meloidogyne incognita e o ácaro Protogamasellopsis zaheri
Palavras-chave:
Modelo matemático, presa-predador, nematoide, ácaro, controle biológicoResumo
Os fitonematoides são nematoides parasitas de plantas, em sua maioria microscópicos que habitam a região da rizosfera - área do solo em torno da raiz de uma planta - e parasitam as plantas, com potencial para danos econômicos significativos aos produtores. Dentre os fitonematoides de importância agrícola, o Meloidogyne incognita (M. incognita) é considerado um dos principais problemas nas culturas de plantio anual, como a soja. Ao infectar as plantas, eles induzem a formação de galhas nas raízes, prejudicando a absorção de água e nutrientes e comprometendo o desenvolvimento das plantas. Estudos recentes mostram que o ácaro predador Protogamasellopsis zaheri (P. zaheri) pode ser eficaz no controle biológico do M. incognita, atacando suas formas infectivas e impedindo o aumento de populações no sistema.
Downloads
Referências
R. C. BASSANEZI. Ensino – aprendizagem com modelagem matemática. 3a. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
EMBRAPA. Quarentenárias. Embrapa. Online. Acessado em 01/10/2023, https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/dados-economicos.
J. Monteiro. Manual Técnico de Nematoides. Manual Técnico. JCO BioProdutos. Barrreiras, 2021.
T. J. Prado. “Biologia e potencial do ácaro predador Protogamasellopsis zaheri (Mesostigmata:Rhodacaridae) como agente de controle de nematoide de galha Meloidogyne incognita (Tylenchida:Meloidogynidae)”. Dissertação de mestrado. Unesp Câmpus De Jaboticabal, 2018.
T. J. Prado. “Potencial do ácaro predador Protogamasellopsis zaheri (Rhodacaridae) no controle do fitonematoide Meloidogyneincognita (Meloidogynidae).” Tese de doutorado. Unesp, 2023.