Um modelo matemático presa-predador aplicado ao nematoide Meloidogyne incognita e o ácaro Protogamasellopsis zaheri

Autores/as

  • Adriano S. Barros Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  • Silvana S. Amorim Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  • Thais J. Do Prado Institut National de Recherche pour l’Agriculture, l’Alimentation et l’Environnement (INRAE)

Palabras clave:

Modelo matemático, presa-predador, nematoide, ácaro, controle biológico

Resumen

Os fitonematoides são nematoides parasitas de plantas, em sua maioria microscópicos que habitam a região da rizosfera - área do solo em torno da raiz de uma planta - e parasitam as plantas, com potencial para danos econômicos significativos aos produtores. Dentre os fitonematoides de importância agrícola, o Meloidogyne incognita (M. incognita) é considerado um dos principais problemas nas culturas de plantio anual, como a soja. Ao infectar as plantas, eles induzem a formação de galhas nas raízes, prejudicando a absorção de água e nutrientes e comprometendo o desenvolvimento das plantas. Estudos recentes mostram que o ácaro predador Protogamasellopsis zaheri (P. zaheri) pode ser eficaz no controle biológico do M. incognita, atacando suas formas infectivas e impedindo o aumento de populações no sistema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

R. C. BASSANEZI. Ensino – aprendizagem com modelagem matemática. 3a. ed. São Paulo: Contexto, 2002.

EMBRAPA. Quarentenárias. Embrapa. Online. Acessado em 01/10/2023, https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/dados-economicos.

J. Monteiro. Manual Técnico de Nematoides. Manual Técnico. JCO BioProdutos. Barrreiras, 2021.

T. J. Prado. “Biologia e potencial do ácaro predador Protogamasellopsis zaheri (Mesostigmata:Rhodacaridae) como agente de controle de nematoide de galha Meloidogyne incognita (Tylenchida:Meloidogynidae)”. Dissertação de mestrado. Unesp Câmpus De Jaboticabal, 2018.

T. J. Prado. “Potencial do ácaro predador Protogamasellopsis zaheri (Rhodacaridae) no controle do fitonematoide Meloidogyneincognita (Meloidogynidae).” Tese de doutorado. Unesp, 2023.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos