Uma algoritmo de agrupamento heterogêneo para formação de grupos de aprendizagem

Autores

  • Daniel F. dos Santos
  • Luziane F. de Mendonça
  • Marcello G. Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0485

Palavras-chave:

Técnicas de Agrupamento, Grupos Heterogêneos, Aprendizado Colaborativo.

Resumo

A maioria dos algoritmos desenvolvidos para a realização de agrupamento baseia-se nas semelhanças entre os elementos dos grupos. Entretanto, para a formação de grupos de estudos mais eficientes é preciso uma mudança no critério de escolha dos elementos. Pesquisas recentes revelam que grupos com indivíduos de características diferentes são mais eficientes ao promover o aprendizado de seus componentes. Neste trabalho, uma nova técnica de agrupamento é apresentada destinada à resolução do problema de formação de grupos como elementos heterogêneos. Os resultados mostram a eficiência do algoritmo proposto, no sentido de que os agrupamentos encontrados apresentaram alta heterogeneidade entre os elementos de cada grupo, e ao mesmo tempo a homogeneidade desejada entre os grupos. Além disso, a utilização em sala de aula dos agrupamentos gerados pelo algoritmo corroboraram com a hipótese das pesquisas, aumentando o rendimento dos alunos na aprendizagem colaborativa

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Ensino