Substituindo a tentativa pela certeza no desenvolvimento da base do raciocínio lógico utilizando o jogo Sudoku nas escolas de 1ª a 4ª série do ensino fundamental

Autores

  • Marcelo Juste Lopes
  • Alessandra Martins Coelho

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0513

Palavras-chave:

Sudoku, Raciocínio lógico, Ensino Fundamental. Agradecimento, Os autores agradecem à FAPEMIG e ao IF SUDESTE MG pelo apoio.

Resumo

 O Sudoku é um jogo criado nos Estados Unidos no final da década de 70. Consiste em uma matriz  99,  subdividida em  9 regiões  menores  de tamanho  33,  com algumas células preenchidas previamente. O objetivo é completar a matriz com números de 1 a 9 não podendo ter repetições em linhas, colunas e nas 9 sub-regiões da matriz. É um jogo de raciocínio lógico, sem necessidade  de  conhecimento  matemático  e,  devido  a  essas  características,  vem sendo utilizado em escolas visando estimular o raciocínio lógico [7]. Em alunos do ensino fundamental, a matemática não está completamente relacionada com a forma de se obter respostas utilizando a lógica e sim um modelo imposto pelo professor. Isso limita sua forma de pensar, prejudicando-o a alcançar resultados de sucesso [4]. Em [8]  menciona-se  ser  clara  na  teoria  de  Vygostsky  a  relação  de  brincar  com a atividade  infantil.  O  jogo  é  considerado  por  [6]  como uma  atividade  necessária  para  o desenvolvimento  da  aprendizagem,  tomando  como  base  Piaget  ao  dizer  que  “os  jogos  são essenciais na vida da criança sendo a atividade lúdica o berço das suas atividades intelectuais, indispensável por isso, à prática educativa.” O raciocínio lógico necessário para jogar sokoban e sudoku foi analisado em [9]. Uma variação do sudoku, denominada killer sudoku foi apresentada aos alunos, que a utilizaram via web. Essa pesquisa concluiu que os alunos adquirem uma postura mais reflexiva quando estão diante de situações-problema. Outros trabalhos relacionados ao uso do jogo sudoku para auxiliar no ensino da matemática são [1], [2], [3] e [5].  Esta pesquisa propõe o uso do jogo sodoku por alunos das primeiras 4 séries do ensino fundamental de maneira que os alunos, em vez de chutarem os elementos, que eles selecionem os  algarismos somente quando houver certeza, visando estimular o aluno a pensar de forma racional durante o jogo, pois fará com que ele utilize a lógica envolvida. A tentativa durante a resolução não é válida para o desenvolvimento do aluno, portanto, não deve ser utilizada como método, sendo assim, é possível diversificar a forma de ensino mostrando aos professores novas opções de trabalho. Como exemplo (Figura 1(a)), o aluno poderia tentar a resolução do sudoku substituindo o algarismo 1 nas casas permitidas (destacados em vermelho), ou seja, ele não pode ter certeza de sua única posição. Analisando o jogo como um todo (Figura 1(b)) o aluno poderia afirmar a posição do algarismo 7, chegando à conclusão de que só há uma possibilidade para o algarismo 1. Isso mostra que este tipo de tentativa anterior não precisa ser utilizada para resolução do jogo [...]

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Publicado

2015-08-25

Edição

Seção

Ensino