Avaliação do Tempo de Conclusão de Processos Acadêmicos do Campus Poços De Caldas da UNIFAL-MG
Abstract
O Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Alfenas − UNIFAL-MG [1] estabelece regras e prazos para a execução dos procedimentos acadêmicos que são propostos e aprovados pelo Colegiado da Pró- Reitoria de Graduação. Contudo, como esses prazos não foram previamente estudados, nota-se que normalmente o tempo real de trâmite excede os prazos estipulados, gerando-se reclamações da parte do corpo discente e docente da instituição.
Neste trabalho, analisou-se se os prazos dos procedimentos acadêmicos são devidamente cumpridos através de um levantamento dos dados nos arquivos do CRCA (Coordenadoria de Registros e Controle Acadêmico) identificando, para cada processo protocolado nos anos de 2012 a 2014, seu tipo e tempo de trâmite em dias entre a data do protocolo do processo e a data do primeiro despacho. Foram feitas análises estatísticas para cada tipo de processo, que também foram agrupados em processos de início e final do semestre letivo. O método que se empregou para análise estatística foi o teste de análise de variância (ANAVA) [2], utilizando a ferramenta R.
Os processos foram categorizados em processos do tipo A: Afastamento; AE: Aproveitamento de estudos; CMPF: Cancelamento de matricula fora de prazo; CMPFD: Cancelamento de matricula fora de prazo em disciplina; DP: Dilatação de prazo para integralização de curso; MA: Mobilidade acadêmica; MDO: Matrícula em disciplina optativa; MFP: Matrícula fora de prazo em disciplina; MFPD: Matrícula fora de prazo em disciplina; O: Outros; REE: Regime especial de estudos; REM: Remanejamentos; RP: Revisão de prova; TE: Transferência externa; TMFP: Trancamento de matrícula fora de prazo; TMFPD: Trancamento de matrícula fora de prazo em disciplina. Além disso, os processos foram categorizados segundo seu período de protocolo em processos de IN´ICIO de semestre e processos de FINAL de semestre; sendo os processos de início de semestre aqueles protocolados nos dois primeiros meses do semestre letivo, e os processo de fim de semestre aqueles protocolados nos demais meses.