Paródias para aprender Trigonometria
Abstract
Motivação é um processo psicológico diretamente relacionado a componentes emocionais, consiste em ações que levam as pessoas a alcançarem seus objetivos [1]. Assim, as metodologias de ensino devem evoluir a fim de despertar o interesse do aluno com mais efetividade [2]. As dificuldades apresentadas pelos estudantes no estudo da trigonometria dá-se por seu tratamento, em geral, analítico e sem referência ao desenvolvimento histórico [3]. A experiência em escolas públicas de Ensino Básico de Alfenas-MG, parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Matemática, evidencia a necessidade de desenvolver atividades diferenciadas e motivadoras para o estudo de diferentes componentes curriculares. Portanto, como parte do processo de elaboração de atividades didáticas a serem desenvolvidas nas escolas parceiras, realizou-se uma intervenção didática junto a professores em formação. Assim, este trabalho tem como objetivo discutir os resultados de uma pesquisa experimental para verificar a eficácia da construção de paródias como ferramenta didática, uma vez que a melodia envolvente e a convivência com a música proporcionam aulas mais descontraídas e motivadoras para os estudantes.