Apicação de Modelo Computacional na Análise da Evasão Discente no Curso de Matemática da UFRRJ
Abstract
A evasão nas instituições de Ensino Superior é um problema mundial. Que afeta o resultado dos sistemas educacionais, gerando prejuízos significativos para o avanço das nações. Os discentes que iniciam seus estudos e não concluem são desperdícios sociais, econômicos e acadêmicos. A busca de suas causas vem sendo objeto de estudos de pesquisadores e órgãos governamentais em diversos países, incluindo o Brasil. Segundo [1], a taxa de evasão no primeiro ano dos cursos de graduação chega a ser duas a três vezes maior do que nos anos posteriores. De acordo com a literatura, a evasão é um objeto complexo, pois, reúne diversas variáveis e muitas inter-relações entre elas que resultam no processo de decisão do aluno em permanecer ou não no curso. Uma proposta que vem despertando interesse dos pesquisadores é a utilização de técnicas de inteligência computacionais [2, 3], que vem mostrando bons resultados na predição de evasão discente em Instituições de Ensino Superior. O objetivo desse trabalho ´e desenvolver um modelo baseado em Máquina de Vetor de Suporte (SVM) para auxiliar nas tomadas de decisão quanto à evasão acadêmica.