Análise de Controle de Vibrações, em Estruturas de Dois Andares, Através da Utilização de um Amortecedor de Massa Ativa (AMD)

Autores

  • Danielli Duó
  • Jorge L.P. Felix

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2014.002.01.0022

Palavras-chave:

Amortecedor de Massa Sintonizada, Amortecedor de Massa Ativa, Controle de Vibrações em Estruturas, Equações Diferenciais

Resumo

Os sistemas de controle têm sido uma das principais soluções, para a problemática gerada em torno de vibrações em estruturas. Isto devido a evidente eficiência encontrada em tais dispositivos. Os três principais sistemas de controle são os sistemas passivos, ativos e semiativos. O primeiro provoca a absorção de parte da energia de vibração. O segundo faz diferentes adaptações às formas de carregamento das vibrações de uma estrutura, além de conseguir controlar a mesma. Já o terceiro é uma mistura entre os sistemas anteriores de forma simultânea. As utilidades dos dispositivos como Amortecedor de Massa Ativa e o Amortecedor de Massa Sintonizado, são respectivamente, o desenvolvimento para introduzir um atuador ativo e a utilização do primeiro como controlador. Este trabalho tem por objetivo o estudo das respostas de estruturas de dois andares sujeitas a vibrações induzidas em sua base por forças harmônicas ou frequências variáveis ou transientes e como também a efetividade do Amortecedor de Massa Ativa posicionada no topo da estrutura. Para este fim, um sistema de equações diferenciais de segunda ordem ajudaria a explicação qualitativa de certos fenômenos presentes no comportamento dinâmico da estrutura. A base para a investigação deste projeto ocorre através da aplicação de um Amortecedor de Massa Ativa (AMD) em uma estrutura de dois andares, ação verificada na Fig. 1, onde a estrutura possui um AMD em seu topo atuando como forma de controle estrutural e possui uma excitação em sua base, determinada pela mesa vibratória. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Controle e Teoria de Sistemas