Comprovando o volume da esfera nas aulas de matemática do Ensino Médio

Autores

  • Rudimar Luiz Nós DAMAT/UTFPR
  • Maria Carla F. P. Tavares CPM - Colégio da Polícia Militar do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2021.008.01.0387

Palavras-chave:

A lei da alavanca de Arquimedes, O princípio de Cavalieri, GeoGebra 3D, Ensino de Matemática, ENEM

Resumo

Apresentamos neste trabalho duas estratégias para provar a relação para o cálculo do volume da esfera no Ensino Médio: o princípio de Cavalieri e a lei da alavanca de Arquimedes. Empregamos o software gratuito GeoGebra 3D para comprovar a relação para o volume dinamicamente e propomos atividades para a sala de aula baseadas nessas duas estratégias. Concluímos que
o aplicativo de geometria dinâmica é uma ferramenta eficaz para construir figuras bidimensionais e tridimensionais, bem como para comparar áreas e volumes dessas figuras.

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos