Visibilidade das mulheres na comunidade brasileira de pesquisa em matemática: formação, pesquisa e prestígio
Abstract
Embora seja relevante que as mulheres venham aumentando sua presença na pesquisa no Brasil, não se pode ignorar que as trajetórias de homens e mulheres sejam diferenciadas. [...]Downloads
References
B. Castro e M. M. Chaguri. “Gênero, tempos de trabalho e pandemia: por uma política científica feminista”. pt. Em: Linha Mestra 41a (set. de 2020), pp. 23–31. issn: 1980-9026. doi: 10.34112/1980-9026a2020n41ap23-31.
B. S. Lima, M. L. S. Braga e I. Tavares. “Participação das mulheres nas ciências e tecnologias: entre espaços ocupados e lacunas”. pt. Em: Gênero 16.1 (2015), p. 11 –31.
M. M. Lopes e M. C. da Costa. “Problematizando ausências: mulheres, gênero e indicadores na História das Ciências”. Em: Gênero nas Fronteiras do Sul. Ed. por M. L. Quartim de Moraes. 2005. isbn: 85-88035-02-3.
H. P. de Melo e M. C. P. Casemiro. “A Ciência no Feminino: uma análise da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciência”. pt. Em: Revista Rio de Janeiro 11 (2003), p. 24.
N. M. Osada e M. C. da Costa. “A construção social da "nova"biologia: relações de gênero nos laboratórios do Projeto Genoma da FAPESP”. Em: Cadernos de Gênero e Tecnologia 3.10 (2007), pp. 21–34. issn: 2674-5704.
J. C. Pereira. “Ser cientista: tensões entre gênero e ciência”. pt. Tese (Doutorado em Educação). Pelotas, SC: Universidade Federal de Pelotas, 2011.
V. M. dos Santos. “Uma "perspectiva parcial"sobre ser mulher, cientista e nordestina no Brasil”. pt. Em: Revista Estudos Feministas 24.3 (dez. de 2016), pp. 801–824. issn: 0104- 026X. doi: 10.1590/1806-9584-2016v24n3p801.
A. S. Tavares. “Do plural ao singular: um estudo sobre as condições de gênero, carreira científica e desenvolvimento na região Norte”. pt. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Palmas, TO: Universidade Federal do Tocantins, 2014.
M. F. Cavalari. “A matemática é feminina? Um estudo histórico da presença da mulher em institutos de pesquisa em matemática do estado de São Paulo”. pt. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2007.
L. C. Menezes. “Gênero, ensino e pesquisa em matemática: um estudo de caso”. pt. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo). Salvador, Bahia: Universidade Federal da Bahia, 2016.
M. C. da Costa e R. B. Feltrin. “Desafios da Interseccionalidade em Gênero, Ciência e Tecnologia”. pt. Em: Cadernos Pagu 47 (2016). issn: 0104-8333.
B. S. Lima e M. C. da Costa. “Gênero, ciências e tecnologias: caminhos percorridos e novos desafios”. pt. Em: Cadernos Pagu 48 (2016). issn: 0104-8333.