“As coisas estão no mundo, só que eu preciso aprender”: a lição de Netuno

Authors

  • Jairo Rocha de Faria
  • Marcela Zamboni

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2022.009.01.0329

Keywords:

Astronomia, Filosofia da Ciência, Ensino da Matemática.

Abstract

Neste trabalho, discutimos um importante capítulo da ciência do século XIX - a descoberta de Netuno. Inicialmente, introduzimos uma breve contextualização da Astronomia, seus usos sociais e seu predicado interdisciplinar. Em seguida, apresentamos o modelo geométrico de Kepler e as implicações para a Filosofia da Ciência da ascensão e queda da famosa Lei de Titius-Bode.Finalmente, indicamos certas aplicações no contexto do Ensino da Matemática.

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Jairo Rocha de Faria

 UFPB, João Pessoa, PB

 

 

Marcela Zamboni

UFPB, João Pessoa, PB

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Published

2022-12-08

Issue

Section

Trabalhos Completos